Sediado na FMVZ/USP, o Programa tem seu corpo docente da própria Unidade e, para ampliar suas atividades multi e interdisciplinares, conta com outros docentes e pesquisadores da FMUSP, FZEAUSP, FMRPUSP, ICBUSP e Instituto Butantan, além de docentes permanentes, colaboradores e coorientadores da UFMG, UNB e de renomadas IES do exterior (USCD/USA, Universidade de Montreal/Canadá, Universidade de Purdue/USA, Universidade de La Frontera/Chile), além de coorientadores (Universidade de Zurique/Suíça, Universidade de Harvard/USA, Universidade de Lund/Suécia).
O PPGAADS já graduou 739 mestres e doutores (atualizar esses dados) nestes 47 anos de existência e se consolida, também, por sua produção intelectual diferenciada e pelo alto índice de citações dos seus docentes e discentes.
A proposta curricular do PPGAADS se organiza de maneira a atender seus objetivos, bem como o perfil do egresso a ser formado, alinhado à área de concentração, linhas e projeto de pesquisa. Durante o mestrado, o pós-graduando é preparado para utilizar bem a metodologia científica, despertando seu espírito crítico (em relação ao pensar de maneira inovadora), selecionar conteúdos didáticos, preparar bem suas apresentações didáticas e científicas e adquirir habilidades e conhecimentos necessários à escolha das técnicas essenciais das suas pesquisas. No doutorado, o pós-graduando busca amadurecer seu espírito crítico e adquirir liberdade de pensar, uma vez familiarizado com a metodologia e proposta de colaborações. Aprimora sua capacidade de redigir e rever seus artigos, e familiariza-se com os desafios da ciência contemporânea. Em ambas as modalidades, o pós-graduando é desafiado a buscar a relação do seu projeto e de outras propostas paralelas, com as formas de inserção social, de ampliação e aprimoramento do conhecimento e da transferência da tecnologia. Para tanto, o estudante de Mestrado deverá integralizar um mínimo de unidades de crédito, da seguinte forma: 96 unidades de crédito, sendo 26 em disciplinas e 70 na dissertação. O estudante de Doutorado, portador do título de Mestre pela USP ou por ela reconhecido, deverá integralizar um mínimo de unidades de crédito, da seguinte forma: 178 unidades de crédito, sendo 14 em disciplinas e 164 na tese. O estudante de Doutorado, sem a obtenção prévia do título de Mestre, deverá integralizar um mínimo de unidades de crédito, da seguinte forma: 192 unidades de crédito, sendo 28 em disciplinas e 164 na tese. Poderão ser concedidos, como créditos especiais, no máximo 13 créditos para o Curso de Mestrado, 7 para o Curso de Doutorado e 14 para o Curso de Doutorado Direto.
O portador de título de Mestre que se inscreve em curso de doutorado deverá pedir equivalência de título, e completar 28 créditos em disciplinas e 164 créditos no preparo da tese. Tanto as teses quanto as dissertações podem ser feitas em capítulos compostos por artigos publicados e/ou submetidos à publicação.
A área de concentração única “Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres” abriga 7 linhas de pesquisa que foram atualmente modernizadas (Anatomia Funcional do Sistema Nervoso Central, Periférico e Autônomo para Neurociências e Suas Aplicações; Anatomia Morfofuncional dos Sistemas Orgânicos para Anatomia Funcional e Comparada; Bases Anatômicas Aplicadas à Clínica-Cirúrgica para Medicina Translacional; Estrutura e Função da Comunicação e Adesão Celulares e suas Relações com a Matriz Tecidual para Microambiente Celular e Matriz Tecidual; Morfofisiologia e Morfogênese do Sistema Imunitário e Células Totipotentes para Biotecnologia Aplicada e Imunologia; Morfologia dos Órgãos Temporários e Tecidos Glandulares para Órgãos Temporários e Tecidos Glandulares – Forma e Função; e Placenta e Placentação para Anatomia da Gestação – Tecnologias Voltadas ao desenvolvimento), nas quais encontram-se inseridos os projetos alinhados à ciência inovadora e as formas de inserção social. As disciplinas que compõem a estrutura curricular do PPGAADS, estão relacionadas a uma ou mais das linhas de pesquisa. Assim, atendem a todas as linhas de pesquisa: Anatomia Conceitual e Análise Crítica em Pesquisa Anatômica; Empreendedorismo; Passos Para Redação de um Trabalho Científico no Contexto Internacional (Requirements for Scientific Work in an International Context); Preparação Pedagógica em Anatomia; e Técnicas Aplicadas a Investigação em Anatomia. As seguintes disciplinas já são mais específicas para as seguintes linhas de pesquisa:
1- Anatomia Funcional e Comparada: Análise Crítica dos Processos Circulatório e Respiratório, Bases Anatômicas e Filogenéticas da Digestão, Bases Morfológicas da Locomoção e Evolução Filogenética;
2- Neurociências e Suas Aplicações: Neuroanatomia Funcional Comparada: Evolução e Tendências;
3- Medicina Translacional;
4- Microambiente Celular e Matriz Tecidual;
5- Biotecnologia Aplicada e Imunologia;
6- Órgão Temporários e Tecidos Morfologia dos Órgãos Temporários e Tecidos Glandulares: Células Glandulares-Forma: Células Tronco e Terapia Celular, Tópicos em Cultura Celular, com Ênfase em Cultura Primária de Células Tronco (Topics in Cell Culture with Emphasis on Stem Cells Primary Culture);
7- Anatomia da Gestação – Tecnologias Voltadas ao desenvolvimento: Morfofisiologia da Placenta e Placentação, Bases Estruturais e Funcionais da Inter-Relação Endócrina dos Órgãos Genitais Masculino e Feminino, Biologia do Desenvolvimento, Biologia Molecular Aplicada à Embriologia Animal (Molecular Biology Applied to Animal Embryology).
Recentemente as disciplinas “Biotechnology Applied to the Development of Inovate Therapy in Veterinary Medicine”, “Formação de Recursos, em Neurociência” e “Advanced topics in developmental biology and biotechnology”incluíram-se nas linhas de pesquisa: 4 – Microambiente Celular e Matriz Tecidual; e 2 – Neurociências e Suas Aplicações, respectivamente.