O PPGAADS conta com 33 laboratórios localizados na USP e em instituições parceiras nacionais e internacionais, oferecendo suporte às pesquisas em ciências veterinárias, biomédicas e translacionais.
● Laboratório de Anatomia Macroscópica (FMVZ-USP): área de 300 m², capacidade para 120 pessoas, duas salas (preparo e aula prática),
climatização e sistema de imagens com conexão por fibra óptica. Equipado com telas interativas, escaneamento e impressora 3D. Responsável: Augusto Eulálio.
● Laboratório de Microscopia Eletrônica (FMVZ-USP): conta com MEV (Leo 435 VPZeiss), MET (Morgagni 268D), SIS DOCU TEM e câmera digital. Inclui ultramicrótomos, metalizador e sistema de refrigeração. Financiamento FAPESP. Responsável: Dra. Rose Eli Ricci.
● Laboratório de Anatomia Microscópica e do Desenvolvimento (FMVZ-USP): dispõe de lupa Leica, fluxo laminar, 10 microscópios trinoculares e sistema de dupla observação. Responsável: Ronaldo Agostinho da Silva.
● Laboratório de Técnicas Imunológicas Aplicadas a Morfofisiologia (FMVZ-USP): produção de anticorpos e análises imunológicas. Equipado com fluxo laminar, incubadoras de CO₂, citômetro de fluxo, ELISA, centrífuga refrigerada e microscópio invertido. Responsável: Prof. José R. Kfoury Jr.
● Laboratório de Microanatomia e Imuno-histoquímica (FMVZ-USP): possui criostato, estufas, corador automático e fotomicroscópio de fluorescência. Realiza morfometria e reconstrução 3D. Responsável: Prof. Antônio Assis Neto.
● Laboratório de Células-Tronco e Terapia Gênica (FMVZ-USP): separação e classificação celular, com salas de cultivo, fluxo laminar e estufa de CO₂. Responsável: Prof. José R. Kfoury Jr.
● Laboratório de Fisiologia e Endocrinologia Molecular (FMVZ-USP): estuda reprodução animal, esteroides e ambiente uterino bovino. Responsável: Prof. Antônio Assis Neto.
● Laboratório de Microscopia Confocal e Laser (FMVZ-USP): Olympus FluoView™ 1000 e microdissecador. Responsável: Dra. Rose Eli Ricci.
● Laboratórios de Fecundação in vitro, Clonagem e Transgenia Animal (FZEA-USP): atuam com reprodução assistida, clonagem e biotecnologia. Responsável: Prof. Flávio Meirelles.
● Laboratório de Tecidos Mineralizados (ICB-USP): pesquisa em neoformação óssea, enxertos e implantes. Responsável: Profa. Patricia Castelucci.
● Laboratório de Biologia Celular e Anatomia Funcional: com microscópios Nikon, Olympus, Leica e estufas. Responsável: Profa. Patricia Castelucci.
● Laboratório de Desenvolvimento e Inovação – LDI (Instituto Butantan): O LDI agrega pesquisadores com diferentes expertises que trabalham nas Plataformas da Unidade e que vêm buscando novos compostos com potencial interesse farmacêutico em tecidos e/ou glândulas animais (carrapatos, sanguessugas, serpentes, lagartas, etc) e também em fungos, com foco nas áreas de oncologia, hemostasia, inflamação e antimicrobianos utilizando testes de atividade biológica, in vitro e in vivo, voltados para estas áreas de atuação, a fim de obter novas moléculas de interesse clínico.
Na Plataforma de Ensaios Pré-Clínicos são realizados estudos de toxicidade aguda e crônica, entre outros, seguindo os requisitos de Boas Práticas de Laboratório, necessários para o desenvolvimento de novos produtos de interesse biotecnológico. Prof. Dr. Durvanei Augusto Maria. Na plataforma para aplicação biotecnológica de fungos, micro-organismos isolados de ambientes extremos, como de manguezais e da Caatinga, são empregados como fonte de moléculas bioativas, e na biossíntese de nanopartículas metálicas com a finalidade de uso farmacêutico e/ou biotecnológico. Profa. Dra. Ana Olívia de Souza
● Laboratório de Biologia Molecular (FMVZ-USP): especializado em PCR em tempo real e Western Blot. Equipamentos incluem PCR 7500, Biophotometer Eppendorf, fluxo laminar Pachane e cubas Bio-Rad. Responsável: Prof. Antônio Assis Neto.
● Laboratório de Morfofisiologia Molecular e Desenvolvimento (FZEA-USP): produção in vitro de embriões e análises moleculares. Conta com micromanipuladores, microscópios, citômetros de fluxo (FACS Aria e Accuri), ChemiDoc, termocicladores e pipetador automático. Responsável: Prof. Flávio Meirelles.
● Laboratório de Morfologia de Serpentes: infraestrutura para anatomia, histologia, genética e comportamento, com serpentários e biotério. Responsável: Profa. Selma Santos.
● Laboratório de Cultivo de Células-Tronco e Terapia Gênica: cultivo de células mesenquimais humanas e animais. Equipado com fluxo laminar, estufa de CO₂, microscopia invertida, criogenia e criostato. Responsável: Prof. José R. Kfoury Jr.
● Laboratório de Cultura Celular e Bioengenharia Tecidual: estuda células-tronco, decelularização e oncologia. Com fluxo laminar, microscópio invertido, citômetro de fluxo, Western Blot e scanner de gel. Responsável: Prof. José R. Kfoury Jr.
● Laboratório de Doenças dos Ruminantes: diagnóstico precoce e fisiologia neonatal de raças zebuínas. Responsável: Prof. Eduardo Birgel.
● Laboratório Multiusuário de Ensino, Pesquisa e Extensão em Análises Clínicas Veterinárias: realiza análises clínicas em apoio às pesquisas da FZEA e outras unidades da USP. Atua também no diagnóstico de enfermidades em ruminantes por meio da Clínica Ambulante. Responsável: Prof. Eduardo Birgel.
● Laboratório de Digitalização e Impressão Anatômica 3D: produz modelos tridimensionais utilizados no ensino e no Museu de Veterinária da FMVZ. Responsável: Prof. Antonio Assis Neto.
● Laboratório de Doenças Metabólicas Hereditárias: equipado para análises bioquímicas e cultivo celular, com foco em diagnóstico e estudo dessas doenças. Responsável: Prof. Eduardo Birgel.
● CADI (Centro Avançado em Diagnóstico por Imagem): oferece infraestrutura para preparo e análise de amostras biológicas, suporte à obtenção e interpretação de imagens biomédicas, além de treinamento e planejamento tecnológico. Parte das Core Facilities da USP. Coordenadora: Dra. Rose Ricci.
● Laboratório de Reprogramação de Células: possui freezers laboratoriais, ultrafreezer -150°C, incubadoras, microscópio com epifluorescência, nucleoporador Lonza 2B, citômetros FACSAria e Accuri, e sistema de PCR em tempo real (Thermo, QuantStudio).
● Laboratório de Criofratura e Estereologia: realiza análises 3D de tecidos e células. Equipado com microscópio cirúrgico a laser, sistema de imagens para geis e membranas, estufa de secagem e termocicladores. Responsável: Prof. Antonio Assis Neto.
● Laboratório de Virologia (ICB-USP): classificado como NB3+, dedicado ao estudo de flavivírus e outros agentes infecciosos. Dispõe de salas de cultivo primário, fluxo laminar, centrífugas, microscópios e termocicladores. Responsáveis: Prof. Dr. Edison Luiz Durigon e Profa. Patrícia Braga.
● ASTON LAB (Purdue University, EUA): pesquisa em espectrometria de massa aplicada à medicina, bioquímica e química. Equipamentos: DESI, EESI, espectrômetros miniaturizados. Responsáveis: Prof. Graham Cooks e Valentina Pirro.
● Metabolite Profiling Facility (MPF, Purdue University, EUA): realiza análises de metabólitos com espectrometria de massa e cromatografia líquida/gasosa. Equipamentos: Agilent Q-TOF, Orbitrap XL, UPLC/MS/MS, GC/MS/MS. Coordenadora: Profa. Christina Ferreira.
● Centre de Recherche en Reproduction Animale (Université de Montréal, Canadá): desenvolve tecnologias em biotecnologia e reprodução animal. Equipamentos: Thermocycler Biometra T3000, centrífuga Sorvall, banho-maria Isotemp. Responsável: Prof. Lawrence Charles Smith.
● Laboratório de Estereologia Estocástica e Anatomia Química e Laboratório de Criofratura: desenvolve métodos de quantificação tridimensional de tecidos e órgãos. Equipamentos: criostato Leica 3050, vibrótomos Leica VT1000S e VT1200S, microscópios cirúrgicos Leica, ultramicrótomos Leica, sistema GBOX-CHEMI, estereomicroscópio Leica M165C. Coordenador: Prof. Antonio Assis Neto.
● Laboratório de Sinalização Celular e Biomoléculas e Biotecnologia (FMVZ-USP) e Laboratório de Biotecnologia Bioengenharia Celular e Molecular (UFABC): estuda biomarcadores e genômica funcional em modelos humanos e animais em Câncer de Mama usando tecnologias 2D e 3D, e buscas por Alternativas Terapêuticas em Reparo de Tecidos e Câncer. Responsável: Prof. Ana Claudia O. Carreira
● Laboratório de Toxinologia Aplicada do CDC Centro de Desenvolvimento / Núcleo de Bioinformática e Biologia Computacional (NBBC) do CDC.
O NBBC está vinculado ao CDC do Instituto Butantan. NBBC corresponde a uma área inter- e multi-disciplinar, que atende diversas áreas desde a pesquisa básica, aplicada e até mesmo a produção por meio da utilização de dados em larga escala para pesquisa de ponta utilizando computadores e softwares de alto rendimento em pesquisas biológicas. Os conhecimentos dessas áreas podem ser aplicados em diversas instituições, como laboratórios de análise clínica, empresas de biotecnologia, bioquímica ou farmacêutica, e hospitais. O NBBC possui uma infraestrutura computacional de última geração e atualmente colocará em atividade o novo Sistema de Computação de Alto Desempenho (HPC) com diversos núcleos de processamento e GPUs de última geração com cerca de 8mil TeraFlops de processamento, financiado pela FAPESP. Prof. Dr. Milton Nishiyama.
● Laboratório de Anatomia, Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP). No local existe os equipamentos para processamento histotécnico, microscópio de captura de imagens, microscópios cirúrgicos para microcirurgia de nervos periféricos e criostato para técnicas de imunohistoquímica de tecido muscular. Prof. Rogerio Buchaim
● Centro Integrado de Pesquisa e Inovação – CIPI, FOB/USP. Possui equipamentos de microtomografia computadorizada e microscópio de luz invertida e o confocal. Prof. Rogerio Buchaim
Infraestrutura Tecnológica do Programa de Pós-Graduação (PPG)
O PPGAADS dispõe de cabeamento inteligente que integra salas e laboratórios, permitindo o uso simultâneo de microscópios eletrônicos e sistemas de imagem. Apesar do fato da maioria de nossos alunos possuírem computador próprio, o Programa conta com 30 computadores PC, 2 iMacs e rede wireless no prédio do PPGAADS.
Desde 2004, o site do programa (https://posanato.vet.br) está disponível em três idiomas. Teses e dissertações podem ser acessadas pelo Portal da USP (www.teses.usp.br). Há seis projetores disponíveis para atividades acadêmicas.
A infraestrutura tecnológica inclui recursos de videoprojeção, videoconferência e suporte computacional, otimizando a comunicação interna e com instituições parceiras. A Seção Técnica de Informática da FMVZ é responsável pela manutenção da infraestrutura de TI, com equipe composta por dois auxiliares administrativos, dois técnicos e um analista de sistemas (São Paulo), além de um técnico em Pirassununga.
A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/USP) gerencia 76 subsistemas, cerca de 228 mil contas de e-mail e atende aproximadamente 180 mil usuários, com mais de 2 milhões de procedimentos anuais. Dispõe de 14 PB de armazenamento, 11.100 núcleos de processamento, 250 TB de RAM, 844 km de fibra óptica e clusters de alto desempenho (Águia e Lince). A modernização da rede wireless beneficiou diretamente os pesquisadores e pós-graduandos da universidade.
Bibliotecas
A Biblioteca Virginie Buff D’Ápice, fundada em 1934, possui área superior a 1.000 m² e atende à comunidade da FMVZ e de outras instituições. Seu acervo físico compreende 20.339 livros, 8.790 teses/dissertações, 1.748 títulos e 68.861 fascículos de periódicos, além de 414 itens multimídia. Os usuários têm acesso a 8.479.275 itens das 60 bibliotecas da USP, incluindo livros, revistas, mapas, teses e materiais multimídia. (https://biblioteca.fmvz.usp.br/)
O acervo digital da USP, sob gestão da ABCD/USP, soma 18.260.722 itens. Entre os principais recursos estão: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (https://teses.usp.br) com 129.884 documentos (3.015 da FMVZ); Portal de Livros Abertos (http://www.livrosabertos.abcd.usp.br) com 1.209 títulos; Portal de Revistas (https://www.revistas.usp.br) com 204 títulos; e o Portal de Busca Integrada (https://www.buscaintegrada.usp.br), que reúne acervos impressos e digitais, incluindo os periódicos da CAPES.
A biblioteca oferece consulta local e online, empréstimo entre bibliotecas (EEB), catalogação na fonte, apoio à pesquisa em bases como Dedalus, Scopus, Web of Science, PubMed, além de treinamentos em metodologia científica, busca bibliográfica e uso do Mendeley. O site institucional (www.fmvz.usp.br/biblioteca) disponibiliza materiais explicativos e tutoriais.
A Biblioteca Virtual em Medicina Veterinária e Zootecnia (www.bvs-vet.org.br), desenvolvida com o CRMV-SP, reúne conteúdo técnico-científico nas áreas de Medicina Veterinária, Zootecnia e ciências afins, atendendo pesquisadores, profissionais, estudantes e gestores com bases especializadas e conteúdos qualificados.
A Biblioteca “Prof. Dr. José Pedutti Neto”, localizada nos próprios do PPGAADS possui acervo voltado a pesquisas com referência histórica, incluindo 400 livros raros sobre Anatomia e áreas correlatas, 3.000 artigos e traduções, 779 teses/dissertações (também em formato digital) e 500 pranchas anatômicas associadas ao material didático.