O que é o Programa

O PPGAADS tem suas metas alinhadas às propostas e projetos vinculados à inovação, e aos principais desafios da área veterinária, focando especialmente nas modalidades do complexo “Forma-Função” aplicadas à Biotecnologia, Animais de Laboratório, Medicina Veterinária Translacional, Biodiversidade e, mais recentemente, à Engenharia Tecidual. Garante a formação de Mestres e Doutores preparados para refletir sobre as soluções de problemas atuais, e para enfrentar com segurança as propostas das Redes de Pesquisa e de Inovação. Seus discentes são treinados em projetos interdisciplinares de cooperação entre programas de pós-graduação, tais como: Projetos Casadinhos, Procads e projetos de cooperação e de dupla titulação Brasil/Argentina; Brasil/Chile; e Brasil/Moçambique; Brasil/Canadá e Brasil/Colômbia Os desafios científicos, e as atividades de extensão inseridas nesses projetos, mesclam-se com os objetivos voltados para a Educação Básica, à popularização da Ciência, a sua divulgação, com consequente transferência dos conhecimentos adquiridos na Universidade para a Sociedade. As reformas e adequações do Programa consideram sempre seus objetivos e metas voltados ao atendimento dos problemas complexos da Sociedade e, por isso, é importante verificar que a experiência adquirida ao longo dos 50 anos de trabalho, procura valorizar a qualidade e o mérito da proposta, investe no impacto da produção de conhecimento e da formação de recursos humanos qualificados, desafios que, desde a sua criação, alicerçaram a base deste investimento, para que agora o PPGAADS atingisse o reconhecimento internacional. Nos últimos anos houve um acréscimo no treinamento dos seus alunos, relativos ao desenvolvimento das habilidades para tomada de decisões, criatividade, comunicação assertiva, senso de liderança, reflexão, inteligência emocional, pensamento crítico e flexibilidade.
Sob a influência do moderno ambiente acadêmico, o PPGAADS acompanha o avanço da medicina veterinária, e dos seus principais desafios, encontrando apoio na inserção e no reconhecimento internacional e na produção tecnológica e inovadora. Alicerçado nas diferentes formas de apoio à educação básica e superior, a proposta atual busca a qualidade, a interdisciplinaridade, a mobilidade docente e discente, a inserção profissional dos egressos, o atendimento às novas profissões, a noção dos maiores desafios relacionados as suas teses, a qualificação de egressos nas especialidades de interesse para o país e o aprimoramento do seu processo evolutivo, privilegiando o trabalho em equipe. Prioriza a inserção social, por suas diversas modalidades e projetos, reportando-se às inovações terapêuticas aplicadas à saúde, à biotecnologia aplicada à produção e reprodução animal, ao desenvolvimento de modelos animais adequados aos testes pré-clínicos, à biodiversidade e à engenharia tecidual, levando também em conta as diferentes ideias sobre a redução e o uso racional do envolvimento de espécies animais em pesquisa. Integra o entendimento deste PPGAADS, a necessidade da compreensão da forma das estruturas e das suas implicações nas diversas funções orgânicas, instrumentos válidos e confiáveis para a obtenção de relevantes resultados e para a promoção da ciência de colaboração, considerando as mudanças no mundo atual mais endividado, menos globalizado e mais digitalizado.
Conhecedores das ferramentas mais avançadas que permitem verticalizar o estudo do complexo forma-função e das suas aplicações, os pós-graduandos adquirem a liberdade necessária para repensar seus projetos e complementar o amadurecimento do seu espírito crítico. Pensando em titular jovens que têm perdido a capacidade de empatia, que lidam com o empobrecimento da sociabilidade humana, surgem as disciplinas organizadas em blocos, sendo o primeiro deles voltado para o aprimoramento da mentalidade científica e tecnológica (Anatomia Conceitual; Bases Morfológicas da Locomoção e Evolução Filogenética; Bases Anatômicas e Filogenéticas da Digestão; Bases Estruturais e Funcionais da Interrelação Endócrina e Sistemas Genitais Masculino e Feminino; Neuroanatomia Funcional Comparada: Evolução e Tendências; Biologia da Reprodução Aplicada a Biotecnologias; Tópicos em Cultura Celular, com Ênfase em Cultura Primária de Células Tronco), ministradas de maneira a facilitar o aprimoramento da mentalidade científica dos alunos. Para tanto, o Regimento Geral de Pós-Graduação da USP apoia também a matrícula dos pós-graduandos em disciplinas dentro e fora da Universidade. Os chamados “créditos complementares” são concedidos para: artigos publicados, trabalhos em anais, livros ou capítulos de manual tecnológico, participação em eventos científicos, patentes, Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE). Assim, proporciona-se o incentivo ao desenvolvimento de outras atividades de investigação, isoladamente ou em grupos, no sentido de estimular o exercício discente na promoção da ciência de colaboração e atuação docente e discente nas redes temáticas de pesquisa. Acredita-se que a experiência vivenciada pela leitura, interpretação e redação de textos seja relevante para o treinamento discente, bem como para a estruturação de novos grupos de pesquisa. Para completar a estrutura curricular, a disciplina “Empreendedorismo” foi criada no sentido de ensinar os pós-graduandos a planejar sua carreira, a elaborar seu plano de negócios, a familiarizar-se com o mercado de trabalho, com as empresas, e gerenciar sua própria empresa. As demais disciplinas oferecidas pelo PPGAADS têm como colaboradores docentes e pesquisadores convidados e oriundos de instituições de pesquisa e inovação do Brasil e do Exterior. No último quadriênio, seis disciplinas foram ministradas na língua inglesa: Scientific Work in an International Context ; Biological Scaffolds for Regenerative Medicine: Advances and Perspectives; Induced Pluripotent Stem Cells (iPSCs) and their applications in Veterinary Medicine; Molecular Biology Applied to Animal Embryology; Cellular Biology focused on Tissue Bioengineering; Requirements for Scientific Work in an International Context. O corpo de orientadores tem sido adequado à evolução dessa proposta, de maneira a atender aos seus objetivos.
Objetivos gerais e específicos relacionados ao complexo “Forma-Função” e suas aplicações
O complexo “Forma–Função” e suas múltiplas implicações
A PPGAADS baseia-se no complexo “Forma–Função” e suas múltiplas implicações para cumprir a missão de formar mestres e doutores capazes de propor ideias originais e de utilizar novas tecnologias que contribuam para a solução dos problemas inerentes aos grandes desafios da ciência contemporânea. Incluem-se entre seus objetivos: a geração; o armazenamento e a transformação do conhecimento, bem como a garantia da sua reprodução. Naturalmente, é necessário considerar o aprimoramento do espírito crítico dos seus mestrandos e doutorandos, os quais são preparados para atuar com competência, nas diferentes áreas do mercado de trabalho do país e do exterior.
A proposta do PPGAADS visa, especialmente, a inovação e a internacionalização. A inovação engloba as ideias originais voltadas para os principais problemas nacionais, incluindo a articulação da pós-graduação com a Educação Básica (desenvolvimento de material didático e de tecnologias inovadoras de ensino); o número de patentes, diferenciando as patentes depositadas, outorgadas e licenciadas; as empresas geradas administradas pelos seus egressos e, hoje, parceiras dos seus projetos e dos seus grupos de pesquisa; as consultorias, e as políticas públicas desenvolvidas voltadas para a melhoria da qualidade de vida do homem e dos animais, além da inserção da formação social voltada para a formação e para a produção de conhecimentos.
O Programa também tem refletido bastante sobre o poder transformador da educação continuada, priorizando nos processos seletivos, pessoas dispostas a ensinar e a aprender, investindo na educação transformadora baseada no poder transformador da educação.
A internacionalização do PPGAADS transparece por suas diversas modalidades, destacando-se: as seis disciplinas ministradas em inglês no último quadriênio (Scientific Work in an International Context ; Biological Scaffolds for Regenerative Medicine: Advances and Perspectives; Induced Pluripotent Stem Cells (iPSCs) and their applications in Veterinary Medicine; Molecular Biology Applied to Animal Embryology; Cellular Biology focused on Tissue Bioengineering; Requirements for Scientific Work in an International Context); os alunos estrangeiros matriculados no PPGAADS; os pesquisadores visitantes, colaborando com as atividades desenvolvidas junto à pós-graduação; os prêmios internacionais e nacionais; a mobilidade internacional de alunos e de orientadores; a realização de estágios de pesquisa e de visitas científicas, os projetos e publicações em colaboração internacional e a participação de pesquisadores estrangeiros nas comissões julgadoras de defesas de mestrado e doutorado. Soma-se às formas de internacionalização, a recente instauração de um padrão internacional de ensino e pesquisa.
Especial atenção é dada à interdisciplinaridade, aos colaboradores de outras áreas, aos alunos oriundos de outros cursos, e às publicações em revistas de maior impacto. O perfil do egresso desta PPGAADS pode ser caracterizado como aquele voltado à formação de pesquisadores e técnicos de alto nível. Cabe àqueles destinados à área acadêmica (níveis superior e médio) atingir a capacidade para a produção de material didático, cargos de direção e coordenação de cursos, projetos de inserção social e de formação continuada. Aos pesquisadores e técnicos cabe o incentivo à produção científica, à produção de normas técnicas e de patentes, aos projetos vinculados a empresas e à transferência de tecnologia. No tocante aos projetos de cunho tecnológico, seus resultados não somente são avaliados por publicações, mas, principalmente, pela aplicação dos seus resultados, pelas patentes licenciadas, pelos problemas atuais e relevantes especialmente para o Brasil, e pelos processos e produtos obtidos. Assim, a formação de competências tem alavancado novas oportunidades, incluindo os projetos inovadores de pesquisa e desenvolvimento, os ensaios e os serviços prestados à sociedade.
O PPGAADS objetiva aprimorar a escolha dos temas dos seus projetos, atentando para o mercado potencial, definindo as suas metas técnicas, seu plano de trabalho e a metodologia a ser utilizada nos projetos. Como um Programa de excelência, é propulsor de promoções no mercado de trabalho, desenvolvendo e fornecendo pesquisa na classe mundial.
O PPGAADS e sua Comissão Coordenadora (CCP)
A capacitação e renovação da equipe de pesquisadores é outra grande preocupação da CCP deste PPGAADS e, para tanto, as cooperações nacionais e internacionais têm sido incentivadas. À parte, consideram-se os investimentos no aprimoramento da infraestrutura e do pessoal técnico de apoio. A seu turno, o sucesso ou fracasso de um projeto científico e tecnológico exigem a avaliação dos seus impactos sociais, econômicos, ambientais e tecnológicos, pautados na definição das suas metas que se distinguem dos objetivos. Para tanto, os seminários semestrais deste PPGAADS procuram criar um ambiente de discussão entre pós-graduandos, pós-doutorandos, orientadores e cientistas convidados, facilitando o entendimento das necessidades da pesquisa e dos usuários dos seus resultados. Essas atividades são relevantes para traduzir as necessidades da população para a linguagem dos pesquisadores, e, neste contexto, as metas do PPGAADS são definidas. Essas, porém não são as únicas oportunidades de encontro e de definição de metas do PPGAADS.
O Programa também desenvolve o talento de pesquisadores que compartilham a responsabilidade e se engajam proativamente em seu próprio desenvolvimento profissional e pessoal.
O PPGAADS e a sociedade civil
Diferentes grupos de pesquisa, que atuam junto ao programa, promovem várias reuniões científicas ao longo do ano, das quais participam, além de pesquisadores, pós-graduandos e pós-doutorandos, membros da Associação de Pais de Crianças portadoras de deficiências, como por exemplo o Autismo, de cães portadores de Lesões Medulares Crônicas e Displasia Coxofemoral, e também de empresas em busca de tecnologia aplicada às Ciências Veterinárias. A Rede Zika Vírus do Estado de São Paulo conta com o apoio do PPGAADS e tem dentro de seus principais investigadores, docente vinculado ao PPGAADS. Além disso, Projetos Encomenda do Ministério de Saúde, que tem por objetivo estudar a “Reprogramação de Células Pluripotentes Induzidas”, também conta com docentes e apoio deste PPGAADS. Estas ações estabelecem os objetivos gerais dos novos projetos de pesquisa e de inovação, identificando possibilidades de colaboração, discutindo com seus futuros usuários eventuais resultados, bem como a verificação dos indicadores de desempenho. Naturalmente, também são abordados os riscos que poderão surgir durante seu desenvolvimento. Para tanto, este PPGAADS também aposta no trabalho de risco, considerando os fatores de complicação, quando se prevê, por exemplo, os custos do financiamento do projeto. Nesses casos, as metas auxiliam no diálogo entre as agências de financiamento, empresas, e os coordenadores de projetos.
O PPGAADS e o seu egresso
O perfil do egresso deste PPGAADS sustenta um dos principais impactos das ações do PPGAADS, uma vez que geram, há 50 anos, mudanças e transformações que muito têm beneficiado a sociedade. A qualidade da titulação de mestres e de doutores é refletida no destino e na atuação profissional destes egressos, os quais têm sido acompanhados pelo PPGAADS ao longo de sua existência. Assim, o PPGAADS tem acompanhado seus egressos em organismos internacionais; em órgãos públicos federais, estaduais e municipais e em universidades públicas e privadas. Procura ainda gerenciar dados sobre a inserção dos seus egressos em empresas, entidades, organizações sociais, na coordenação de cargos profissionais. Valoriza a inserção dos egressos no sistema educacional, no sistema de ciência e tecnologia e inovação, nos setores produtivos e de prestação de serviços, bem como suas inserções internacionais. O sucesso dos egressos baseia-se na inserção de habilidades interpessoais, organizacionais, de pesquisa, cognitivas, de comunicação e empresariais.
O PPGAADS e a pesquisa anatômica
A evolução da pesquisa anatômica pode ser dividida, segundo Locchi (1946), nas fases analítica e sintética, esta última com a preocupação de ordem funcional. Métodos especiais de estudos permitiram passar do limite físico ao físico-estrutural e físico-químico, com vistas à resolução da organização dos componentes estruturais até o nível das células e derivados. Se antes a ordenação da matéria, que compunha um determinado órgão, permitia inquerir sobre a sua função, fazendo da Anatomia uma ciência subsidiaria da Fisiologia, a nova orientação iniciada pelos anatomistas alemães trouxe à tona o significado funcional da forma na ordem das grandezas macro, meso e microscópica. A Anatomia tende, então, para um aspecto mais dinâmico para a avaliação funcional da forma e para a integração morfofuncional das partes no todo. Desta forma, evidencia-se um trabalho de síntese, e passa-se a admitir o organismo ou parte dele, construindo-o por sistemas funcionais resultantes de adaptações funcionais.
A ferramenta principal da Anatomia Comparada é a investigação da forma (da arquitetura à estrutura), passando pelo processo de desenvolvimento do corpo dos animais, sob os aspectos macro, meso e microscópicos. Para tanto, a evolução da estrutura curricular do PPGAADS prevê, por exemplo, disciplinas voltadas para a aquisição de habilidades técnicas e de pesquisa (Técnicas Aplicadas a Investigação em Anatomia; Métodos de Quantificação Tridimensional Estereológicos Aplicados às Ciências Biológicas; Empreendedorismo; Tópicos Avançados em Biologia e Biotecnologia do Desenvolvimento; Estatística Aplicada a Ciência Animal; Biologia da Reprodução Aplicada a Biotecnologias; Dissecção Anatômica na Medicina Veterinária; Anatomia Animal Aplicada às Tecnologias de Mercado; Análise de Imagem em 3D; Espectrometria de Massas Aplicada a Amostras Biológicas para o Diagnóstico de Doenças; Biologia do Desenvolvimento; Células Tronco e Terapia Celular; Tópicos em Cultura Celular, com Ênfase em Cultura Primária de Células Tronco), as quais têm proporcionado treinamento para grupos de mestrandos e de doutorandos em técnicas específicas, voltadas à biotecnologia e outras áreas de inovação. Além disso, o recente apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP (www.usp.br/prp) na estruturação das chamadas “core facilities”, vinculadas aos responsáveis pelos laboratórios do PPGAADS, tem facilitado as colaborações nacionais e internacionais, o desenvolvimento de projetos que necessitam, além de boas ideias, de técnicas apropriadas e de aparelhos multiusuários.